Fórum Michael Jackson Brasil


 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 "A Place With No Name" - A história por trás da música

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
applehead7
Admin
avatar

Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/07/2013
Idade : 18
Localização : Porto Alegre, RS

MensagemAssunto: "A Place With No Name" - A história por trás da música   12/6/2013, 11:44


Em 16 de julho de 2009, uma parte de uma canção inédita de Michael Jackson vazou na internet. O TMZ postou um segundo trecho da faixa chamada de "A Place With No Name". Durante os últimos quatro anos e meio o segundo trecho de 24 segundos era tudo o que os fãs de Michael Jackson tiveram acesso. Isto é, até agora.

Em 3 de dezembro de 2013, a versão completa da música, que é essencialmente uma re-escritura do hit de 1972 "A Horse With No Name", da banda América, apareceu online para o entusiasmo dos fãs em todo o mundo. Com o vazamento da canção veio perguntas sobre suas origens - alguns dos quais poderiam ser respondidas lendo entrevistas publicadas anteriormente com aqueles que trabalharam na faixa, e outros que permaneceram sem resposta. Este artigo tem como objetivo colocar todas as peças do quebra-cabeça em um só lugar para contar a história completa por trás da música.

"A Place With No Name" foi concebida pela primeira vez em 1998 por Elliot Straite, um cantor, compositor e produtor musical que atende pelo nome de Dr. Freeze. O executivo John McClain, que estava administrando Michael Jackson na época (e é agora coincidentemente o co-executor do Espólio) deu a Freeze a oportunidade de colaborar com o Rei do Pop.

"Eu sabia que seu empresário, John McClain, e eu estávamos trabalhando em um álbum com meus parceiros, Spydermann", lembra Freeze. "Depois de completar o álbum, não saiu como planejado e tivemos que cancelar o projeto. Fiquei muito chateado. E então John McClain disse: 'Não se preocupe Freeze. Eu tenho outro projeto para você. Você vai estar no negócio com Michael. "Eu disse: 'Michael quem?' E ele disse: 'Michael Jackson!' Eu não acreditei em um primeiro momento e eu pensei que era louco. E então um dia eu estava no telefone com meu pai e alguém me ligou na outra linha... era Michael! Foi assim que tudo começou... É assim que nos conhecemos."

"Foi muito assustador para mim! Eu senti como se eu estava de volta na escola primária e não saber nada sobre a produção!", disse Freeze. "Os outros produtores e eu éramos como estudantes enfrentam um professor. Com Michael, nós tivemos que começar de novo e reaprender tudo. Ele nos ensinou a fazer tudo da melhor maneira possível. Michael era um perfeccionista... Eu estava muito nervoso. Muito nervoso, mas muito honrado! Ele sabia tudo sobre a indústria da música, tudo sobre tudo. Nada era estranho para ele, e ele me ensinou muito."

"Eu lhe apresentei muitas canções. As principais músicas em que nós trabalhamos são "Break Of Dawn", "A Place With No Name" e "Blue Gangsta", explicou Freeze. "Essas três músicas foram as nossas prioridades... Ele adorava! Michael e eu temos um talento especial para a melodia", continuou ele. "Então, toda vez que eu propus algo, era fácil para ele estudar a música porque era como se ele já sabia. Dei-lhe algumas músicas que ele adorava."

"Eu fiz toda a música, e ele só teve que aprender as letras", continuou Freeze. "'A Place With No Name' é em si uma espécie de fuga, uma música onde você basta fechar os olhos para encontrar-se imediatamente transportado para um mundo maravilhoso. Na verdade, esta canção foi inspirada em 'A Horse With No Name' do grupo América. A letra desta canção é muito profunda. Eu queria atualizá-lo, fazer uma versão para a década de 2000, bem... O grupo América amou a ideia. Eles descobriram este 'update' absolutamente fantástico. Eles estavam realmente animados sobre este projeto."

Depois de apresentar as faixas para Jackson, a dupla começou a colaborar em ideias musicais no Record Plant Recording Studios, em Los Angeles, em agosto de 1998. Na época, o engenheiro e baixista CJ deVillar estava ajudando-os com o lado da engenharia das coisas. Durante uma sessão de Freeze, disse CJ que ele queria ter um som de guitarra baixo em "A Place With No Name". "Eu disse a Freeze posso jogar [baixo] e ficaria feliz em colocar algo para baixo para ele", diz CJ. "Eu trouxe meu baixo até o estúdio, e alguns dias depois Freeze estava pronto para gravar. O problema era que eu estava um pouco preocupado para jogar em faixas de MJ enquanto MJ estava por perto. Eu só não queria pôr em risco a minha posição como um "engenheiro" brincando na música de Michael, mas no final era paranoia infundada da minha parte."

"Quando eu estava certo de que Michael havia deixado o estúdio eu conectava meu baixo e começava a brincar com a faixa com Freeze. Mas o próprio segundo eu ligado, eu vi Michael sair da sua sala estúdio através do vidro da cabine de voz e para a sala de controle, então eu estava tipo, 'Uh, oh!' Michael disse imediatamente: 'O que vocês estão fazendo?', eu respondi timidamente, 'Que estabelece alguns graves, Mike'. Ele disse: 'Vamos ouvi-lo', então eu joguei alguns licks de baixo e ele imediatamente ficou animado e disse: 'Você está gravando? "Umm, não Mike, eu só estou tentando encontrar uma vibe". "Mike disse, 'Jogue e grave tudo! "Então eu deixei cair em (bateu recorde) e encravado na música. Bem, Michael virou-se os grandes oradores principais LOUD e estava amando o que eu estava jogando." O que aconteceu depois entre Michael e CJ foi verdadeiramente um momento mágico.

No dia seguinte, 26 de agosto de 1998, Jackson chegou no Record Plant Recording Studios pronto para gravar os vocais de fundo  com Dr. Freeze, junto com o engenheiro-chefe Mike Ging, e o segundo engenheiro Jeff Burns. Enquanto a maioria dos vocais de fundo da música pertencem apenas a Freeze, existem alguns casos em que os dois gravaram em harmonia e em seguida foram compilados perfeitamente em conjunto por Ging. Após cerca de uma semana de ajustes e edições a mistura de "A Place With No Name" era exatamente 8 minutos de duração. Esta sessão, novamente gravada por Mike Ging, teve lugar no Record Plant, em 8 de setembro de 1998.

Record Plant Recording Studios tem cerca de seis salas de estúdio no local - dois dos quais foram contratados pela equipe de Jackson. Isso significava que Jackson tinha pouco de privacidade com vários outros artistas indo e vindo em qualquer momento a partir dos quatro outros estúdios. Devido a isso, Jackson realizou sua marca registrada aquecimento vocal com Seth Riggs antes de chegar ao estúdio para gravar. "Nunca o vi fazer seus exercícios vocais antes de nós, mas quando ele entrou no estúdio para gravar, ele estava diante do microfone e atearam fogo à canção. Quando saiu, o estúdio estava em cinzas e nossos queixos no chão. Foi realmente impressionante de se ver.", lembra Dr. Freeze. Os vocais de Jackson foram gravados por Mike Ging em um microfone Neumann M149. Leads adicionais foram registrados em 16 de outubro de 1998, por Ging no Ocean Way Recording. No dia seguinte, 17 de outubro, Ging trabalhou em uma nova mistura. 

No Record One, em 21 de fevereiro de 1999, seis meses após iniciar o processo de revisitar "A Place With No Name", Jackson, Freeze, Prince, Buxer e Ging estavam fazendo pequenas edições. "Ficamos muito felizes na Record One e é aí que temos a maioria do nosso trabalho. Foi quando Rodney Jerkins se juntou à equipe. Por pelo menos o mês passado que estávamos na Record One, Rodney, Fred Jerkins e LaShawn Daniels estavam lá."

Em meados de 2004, "A Place With No Name" foi novamente colocada em 'banho-maria' até ser ressuscitada apenas um ano antes da morte de Jackson, em 2008. "Michael Jackson teve músicas favoritas, ou músicas que eram obras em andamento. Uma vez Neff-U assumiu o lugar de Brad Buxer. Michael trouxe algumas músicas, incluindo "A Place With No Name", e disse: 'Trabalhamos com esta canção. Veja o que você pode fazer com essa música'. Então os vocais foram praticamente os mesmos, mas Neff -U iria colocar novas músicas sobre eles.", disse Michael Prince.

A versão que vazou de "A Place With No Name" é a versão final que Michael ouviu e aprovou em 2008. "Em comparação com a versão de 2004, você pode ouvir que os tambores são diferentes na versão vazada de 2008. Ele tem um padrão diferente.", disse Prince. As edições de 2008 foram todas feitas no estúdio da casa de Jackson, na sua casa em Las Vegas. Coincidentemente, Freeze fez uma visita a Jackson em seu estúdio caseiro pouco antes de Jackson mudar-se para Los Angeles. A dupla tinha reunido para discutir o próximo capítulo da jornada musical de Jackson.

"Eu estava no estúdio com ele pouco antes de sua morte. Para ser mais preciso, eu me lembro de ir vê-lo em sua residência em Las Vegas, e havia um estúdio lá... nada foi gravado. Estávamos prestes a iniciar sessões de gravação... eu ofereci algumas músicas novas que eu tinha escrito especialmente para ele.", diz Freeze. "Esta foi a nossa última discussão. Ele disse 'eu te amo' e pronto, acabou. Ele queria salvar [as músicas], mas ele morreu."

Freeze relembrou em seu tempo com Jackson durante uma entrevista para o fansite MJFrance.com, citado em várias ocasiões ao longo desta história. "Ele era simplesmente a pessoa mais maravilhosa com quem você nunca poderia sonhar em trabalhar com", lembra Dr. Freeze. "Ele era muito humilde e criativo. Desde o anoitecer até o amanhecer, ele criou sons, melodias, harmonias... Ele podia fazer tudo sozinho. Você sabe, Michael era verdadeiramente um "instrumento vivo"... Foi uma experiência e tanto para mim. Eu aprendi muito com ele."

"A Place With No Name" continua oficialmente inédita até hoje. Dr. Freeze declarou em várias ocasiões que "A Place With No Name", bem como "Blue Gangsta", será incluída no próximo álbum de Michael Jackson. "Isso eu sei. Isto é confirmado", disse ele, acrescentando que o álbum está agendado para sair na primavera de 2014.

Fonte: DAMIENSHIELDS.COM l Tradução: Michael Jackson Brasil 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mjjzone.com
 
"A Place With No Name" - A história por trás da música
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A história por detrás da música
» Algumas histórias, sobre algumas músicas
» História e ritmos da Música Baiana III - Axé Pop
» Som Imaginário - A História.
» Som Nosso de Cada Dia - A história.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Michael Jackson Brasil :: Debate :: BEHIND THE MASK-
Ir para: