Fórum Michael Jackson Brasil


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A história de "She Was Lovin' Me"

Ir para baixo 
AutorMensagem
applehead7
Admin
applehead7


Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/07/2013
Idade : 25
Localização : Porto Alegre, RS

A história de "She Was Lovin' Me" Empty
MensagemAssunto: A história de "She Was Lovin' Me"   A história de "She Was Lovin' Me" Empty9/4/2013, 20:53

A história de "She Was Lovin' Me" 111bbfrthccccjjjjddddxxxxyyyy

Em 24 de fevereiro de 1999, o Shrine Auditorium, em Los Angeles foi palco do 41º Grammy Awards, com a participação de grandes artistas, produtores e executivos da indústria da música.

Na época, Elliot Straite, um talentoso compositor e produtor mais conhecido na indústria da música como "Dr. Freeze", teve a sorte de ter começado recentemente a colaborar com o Rei do Pop, Michael Jackson, em ideias para seu próximo álbum. Eles gravaram em vários estúdios, incluindo The Hit Factory, em Nova York e gravaram também em Los Angeles, bem como no estúdio pessoal de Jackson em seu rancho Neverland.

No entanto, no momento do Grammy de 1999, a dupla foi trabalhar em um estúdio de gravação em Hollywood, comandado por John McClain, um amigo de Freeze e Jackson.

A Sony Music estava esperando para lançar um álbum inédito, em algum momento antes do novo milênio, no entanto, após vários adiamentos, tornou-se aparente que Jackson não estava preocupado com o cumprimento de seus prazos desejados. No início de 1999, a Sony não tinha ouvido nenhum material novo. Mas isso estava prestes a mudar. Cory Rooney, vice-presidente da Sony Music na época, lembra de ter sido convidado para o estúdio de Jackson para uma sessão de audição rara, com alguns dos seus colegas executivos. "Michael nos convidou para o estúdio para ouvir uma música, porque estávamos todos lá para fora para o Grammy. Foi uma grande surpresa para nós, porque ele nunca fez nada parecido. Você raramente tem a chance de ouvir o que ele estava trabalhando", explicou Rooney.

Naturalmente, a equipe da Epic Records, incluindo Rooney, levou Jackson em sua oferta extraordinária e foi ao quarto de Marvin, onde Jackson foi definido para estrear a música para eles. "É mesmo, Tommy Mottola, John Doelp, Polly Anthony e David Glew era - todas as principais pessoas da Epic Records", lembra Rooney. "Assim que entramos no estúdio, ele tocou um registro. Apenas um registro." A canção que Michael apresentou na sessão foi a que Freeze produziu "Break Of Dawn" - uma faixa que acabaria de ser lançada no álbum Invincible dois anos e meio mais tarde.

Embora eles entraram com a expectativa de ser mostrado mais do que apenas uma canção, os executivos ficaram emocionados com o que ouviram. Tommy Mottola, em particular comentou que, se o resto do disco for tão bom como "Break of Dawn", teria um álbum de grande sucesso garantido em suas mãos. "Michael nos prometeu que enviaria outra canção algumas semanas mais tarde", diz Rooney.

Durante seu voo para casa, de Los Angeles para Nova York, Mottola propôs que Rooney, que tinha alcançado enorme sucesso produzindo sucessos para uma série de outros artistas, deveria produzir uma música com Michael. Rooney aproveitou a chance e foi direto para o trabalho.

"Então eu cheguei em casa, e criei esta canção - "She Was Lovin' Me". Eu trouxe a trilha musical para os estúdios da Sony para trabalhar na demo." Rooney mal tinha terminado de montar a canção quando Mottola ouviu pela primeira vez. "Tommy entrou no estúdio com o Danny DeVito. Foi engraçado, Danny ficou intrigado. Ele adorou a música", lembra Rooney. Mottola ficou impressionado também, e insistiu que Jackson deveria ouvir a pista o mais rápido possível.

Inicialmente Rooney estava apreensivo, preocupado que o envio da demonstração incompleta a Jackson poderia dissuadir Michael de querer gravar a faixa. "Eu estava realmente como 'não sei se foi uma boa ideia", porque, você sabe, se ele vai ouvi-lo em seu estágio bruto, então eu poderia ter estragado a minha oportunidade."

Mottola enviou a demonstração grosseira de Rooney para Jackson, naquela noite, uma quinta-feira. Jackson, que ainda estava em Los Angeles na época, conseguiu na manhã seguinte. "Mottola enviou na quinta-feira, Michael ouviu na sexta-feira, e eu lhe prometo que ele estava em Nova York na segunda", lembra Rooney. "Ele ligou para a minha casa e disse, 'Eu estou pronto. Estou preparado. Estou pronto para cantar a música.' E ele estava pronto. Eu fiquei encantado." Apesar de já ser um talentoso produtor, compositor e executivo, a oportunidade de trabalhar com o Rei do Pop era uma honra para Rooney. "Eu já tinha tido tanto sucesso na minha carreira com Mariah Carey, Jennifer Lopez, Marc Anthony, Mary J. Blige e Destinys Child - e então, de repente, você tem Michael Jackson te chamando e dizendo: 'Eu amo sua música.' Eu não podia acreditar."

O estúdio The Hit Factory, em Nova York, se tornaria de Jackson e Rooney por quase um mês, entre o final de março e meados de abril de 1999. Rooney estava ansioso sobre o que seria a experiência com Jackson, e que o seu processo criativo foi durante a gravação de músicas de outras pessoas.

"Às vezes, caras como Marc Anthony vão dizer que amam a música, mas eles querem mudar este verso e eles querem mudar essa melodia." Para a surpresa de Rooney, Jackson entrou no estúdio e expressou que ele amava a demo exatamente como ela era, e não quis fazer qualquer alteração. "Rebobine. Rebobine. Eu gosto do jeito que você fez isso. Espere um pouco. Deixe-me fazer isso de novo." Rooney lembra Jackson dizendo. "Eu fiquei encantado. Para Michael aceitar e amar cada centímetro da minha canção, cada parte dela, você sabe, é tão surreal."

Quando chegou a hora de colocar os vocais para a faixa, Jackson tinha apenas um pedido. Sob o conselho de seu antigo treinador de canto, Seth Riggs, Jackson propôs em gravar os vocais para a canção em dois dias separados. "Na música ele canta muito baixo nos versos e canta muito alto nos refrões. Por isso, foram duas vozes diferentes. Era sua voz de "Billie Jean" e "Dirty Diana", explicou Rooney. "Ele foi muito educado. Ele disse, 'Hum, se está tudo bem com você, eu gostaria de cantar os versos de hoje, porque eu já aqueci a minha voz para a parte baixa. E então eu gostaria de cantar as partes altas amanhã.' Eu pensei que era incrível que ele estava me perguntando se estava tudo bem, e para a minha permissão para fazê-lo dessa forma, quando você sabe, aqui está ele, ele é Michael Jackson."

Após cerca de 20 minutos de exercícios de aquecimento de Jackson, vestido com uma camisa vermelha de abotoar e calças pretas, tirou os óculos e entrou na cabine. "Ele estava na cabine de voz no The Hit Factory e diminuiu as luzes para apenas ele ser capaz de ler a sua folha com a letra", lembra Rooney. "I met her on the way to Chicago, and she was all alone, and so was I so I asked her for her name", cantou Jackson em um tom baixo e sexy ao som de dedos estalando. Seus vocais eram tão suaves e tão perfeitos, mas a parte mais surpreendente sobre ele estar na cabine foi a sua dança. Ele dançava entre os takes."

Depois de terem completado a primeira sessão - às partes mais baixas da música e os vocais de fundo - Rooney perguntou a Michael que horas ele deveria retornar no dia seguinte para gravar os refrões. "Eu disse, 'Michael que horas você prefere trabalhar?' E ele disse, 'Cory não importa para mim, você é o produtor. Estou aqui para trabalhar com você. Você é o chefe. Então você me diz o tempo que você quer que eu esteja aqui. Se você quer que eu esteja aqui às 7 da manhã, eu vou para casa descansar um pouco e eu vou ficar aqui.' Foi alucinante."

Na manhã seguinte, Jackson não apareceu. Ele estava doente e não estava se sentindo bem o suficiente para a sessão planejada. "Normalmente, se você está trabalhando com alguém como J- Lo ou Mariah Carey, você pode estar no estúdio por dias apenas esperando eles aparecerem. E eles não vão tanto como chamar para que você saiba que eles estão em seu caminho, ou atrasado, ou não vem." Michael Jackson, por outro lado, não era apenas cortês o suficiente para chamar - ele enviou um presente para expressar suas desculpas por faltar à sessão. "Ele me mandou uma cesta tão grande que eu tinha que ligar para um serviço de caminhão só para vir levar para casa. Ele estava cheio de DVDs, leitor de DVD, livros pouco interessantes sobre filmes - quase como histórias em quadrinhos - como pequenas revistas antigas sobre filmes." Acompanhando a cesta havia uma nota escrita à mão de Jackson. Rooney chamou Jackson para agradecer-lhe o pacote, e os dois acabaram conversando no telefone por algum tempo.

Depois de alguns dias de descanso Jackson voltou ao estúdio, novamente com o apoio do seu treinador Seth Riggs. Jackson gostaria de convidar Riggs a cada sessão, e ele iria aquecer a voz de Michael com base em que tipo de som que ele foi com o objetivo de alcançar durante a sessão. Neste caso, foi o corajoso estilo "rock" para as peças de coro. Jackson, um verdadeiro profissional, bateu para fora os vocais de forma rápida e sem falhas. "Você pode sentir a magia na sala. Todo mundo estava animado com isso. Era uma loucura!", lembra Rooney. Uma vez que todas as vozes foram gravadas, a única coisa que restava a fazer é rever e compilá-los.

"Michael sentou-se ali com uma caneta e papel e escolheu todos os seus favoritos. Ele levou cerca de meia hora. Se você voltar e ouvir a leva você pode ouvi-lo dizer coisas pequenas e imitar os instrumentos e sons. Nós até utilizamos alguns dos vocais que eu gravei do seu warm-up com Seth Riggs. Nós havíamos utilizado como improvisos no meio da canção, porque parecia tão incrível." 

Uma vez que Jackson estava satisfeito com o seu vocal, ele se referiu Rooney ao seu arranjador confiável, Brad Buxer, para polir as transições. Buxer, um músico talentoso em seu próprio direito, é mais conhecido por suas contribuições para algumas das peças mais aclamadas de Jackson, incluindo "Who Is It", "Stranger In Moscow" e "Earth Song".

"Michael me enviou para se encontrar com Brad Buxer, que me ajudou a fazer algumas edições pouco aqui e ali para limpar o que havia por acaso no conjunto, como seu vocal."

Embora o processo de gravação não demorou muito, Jackson e Rooney passou quase um mês em estúdio trabalhando na canção. "Passamos muito tempo - gostaria de dizer que nós trabalhamos para umas boas duas semanas. Não apenas os vocais, mas as coisas diferentes, composições. E levou duas semanas, porque passamos mais tempo rindo e brincando, conversando e tendo um bom tempo no estúdio." Em um ponto durante as suas sessões no Hit Factory, Jackson e Rooney deixaram o estúdio para assistir o mágico David Blaine realizar um golpe onde ele se enterrou vivo. Apesar de ter sido trabalho de Rooney para produzir canções de sucesso para artistas, ele sentiu que Jackson precisava de mais do que apenas o seu nome no topo das paradas. Ele sentiu Jackson tanto um aliado na gravadora, como um amigo.

"Eu poderia ter aproveitado a situação e tentar produzir seis canções e obter Michael para gravá-los, mas eu não ligava para isso. Eu só queria dar-lhe qualquer coisa nesse momento que ele precisava. E eu senti que ele precisava para se divertir e ter um amigo mais do que um cara tentando empurrar as músicas dele. Isso era realmente o que eu realmente senti em meu coração. Nós tivemos um grande momento."

Seis semanas antes, de volta ao estúdio de Marvin Room em Los Angeles, Jackson tinha prometido que iria enviar Tommy Mottola mais de seu material recém criado. Fiel à sua palavra, pouco depois de envolver-se nas sessões com Rooney, Jackson enviou Mottola outra faixa.

"Eu estava no escritório de Mottola falando com ele sobre alguma coisa, e ele estava almoçando. E ele disse, 'Oh, enquanto você está aqui, Michael mandou outra música. Vamos ouvir isso." "Então, ele colocou no CD e tudo que você ouve é: "Seu amor é mágico. É assim que eu me sinto. "É, você sabe, a música 'Speechless'. Foi simplesmente incrível. Tommy era como, 'Oh meu Deus você ouviu essa voz? Agora que é o Michael que eu estou falando!" E então ele simplesmente cai em 'sem palavras, sem palavras, é assim que você me faz sentir." Isso realmente tocou a sua mente." "Speechless" foi apenas a segunda faixa do novo projeto de Michael que Mottola tinha ouvido falar. Nesse momento, ele ainda não tinha ouvido a versão de Jackson de "She Was Lovin' Me".

Jackson foi altamente protetor da música que ele colocou sua voz, e embora os vocais estavam completos, Rooney ainda não tinha completado a mistura final para a canção. No entanto, foi nesse momento que a relação de Jackson e Rodney Jerkins se concretizou. "She Was Lovin’ Me" era uma grande canção, mas não ia ser o primeiro single. Não era o que a gravadora estava procurando. Michael queria que fosse um único, em algum momento, mas ele queria que grande coisa rítmica para o primeiro single, você sabe, e que não tinha ainda que para o registro."

Rooney acredita fortemente que Jerkins era o homem que poderia entregar o tipo de música que Jackson estava se esforçando para encontrar. No entanto, após a sua primeira reunião a respeito de uma possível colaboração, Jackson não estava convencido.

Para apontá-lo na direção certa, Rooney lembra Jerkins dando alguns conselhos que já haviam sido dados a ele por Carole Bayer Sager - uma amiga e co-escritora de Jackson. "Carole me disse que Michael é um contador de histórias. Ela disse que Michael adora contar histórias em sua música. Se você ouvir "Billie Jean", é uma história. Se você ouvir "Thriller", é uma história. Se você ouvir "Beat It", é uma história. Ele adora contar um conto." E assim Jerkins e sua equipe colocou esse conselho em prática, escrevendo histórias nas formas de contundentes canções de R&B para Jackson.

Os resultados incluíram canções como "You Rock My World" (a primeira faixa de Jerkins gravada por Jackson e, finalmente, o primeiro single do álbum Invincible, dois anos depois), "Unbreakable" (preferência pessoal de Jackson para o primeiro single), "Heartbreaker", "Privacy", "Threatened", entre outros. "Então Mottola me puxou para longe do projeto de MJ, e começou um álbum de Jennifer Lopez, um álbum de Marc Anthony, e um álbum de Jessica Simpson ao mesmo tempo. Eu estava tão envolvido nisso, que o navio Invincible começou a navegar e eu não conseguia dobrar de volta para terminar "She Was Lovin’ Me".

Invincible foi lançado no final de outubro de 2001, as coisas ficaram completamente azedas entre Jackson e a Sony. Conceitos de Jackson, incluíam um curta-metragem de 18 minutos para a faixa "Unbreakable", e marketing para o álbum. Sony se recusou a comprar um slot de publicidade durante o concerto de celebração do aniversário de Jackson, que teria sido visto por 26 milhões de americanos. Mais tarde, Jackson acusou a Sony de sabotar as vendas do álbum, entre outras coisas. E por causa da estreita relação de trabalho de Rooney com Mottola, todos os tipos de rumores começaram a rodar, incluindo uma alegação de que Rooney estava agindo como "espião" pessoal de Mottola. Rooney insiste que esses rumores eram completamente falsos, e diz que Jackson pediu a ele para não deixar que a mídia e executivos de gravadoras arruinassem sua amizade. "Michael estendeu a mão para mim, pessoalmente, e disse, 'Cory, não deixe que essas pessoas fazem para nós e nossa amizade que eles fazem para todos os outros."

Rooney afirma que ele se via como, talvez, o único e verdadeiro aliado de Jackson. Quando Invincible foi lançado, Rooney começou a se perguntar qual o destino seria da canção inédita "She Was Lovin’ Me". "Toda vez que eu falei com ele ou encontrei com ele depois de Invincible, ele dizia: 'Olha, o que quer que você faça, não dê a música para a gravadora, porque tudo o que eles vão fazer é jogar em alguma compilação'. A última vez que falei com ele foi cerca de oito meses antes de falecer. Nós conversamos sobre a música e rimos e brincamos sobre um par de coisas. Ele me disse que ele estava em Las Vegas e que ele estava indo e voltando."

"Na última conversa que nós falamos sobre o uso de "She Was Lovin' Me" para o seu próximo projeto. Ele estava falando de ficar em uma posição onde ele ia começar a alinhar novas músicas e coisas assim. Ele disse: 'Este álbum é tão bom que tem que descobrir algo de bom para fazer com ele.' Infelizmente, Michael Jackson nunca teve a oportunidade de ouvir "She Was Lovin' Me" em seu estado final. Em vez disso Rooney, com a ajuda do sobrinho de Jackson, Taryll, trouxe a música da trilha até a conclusão após a sua morte. A dupla tem feito um trabalho incrível. Jackson entrega um vocal poderoso na canção, repleta de dor e frustração. Os versos dizem suavemente a história íntima do encontro de Jackson com uma mulher a quem ele acredita que era para ele, antes de desencadear uma fúria de guitarra com infusão de fúria nos coros.

"Quem já ouviu essa música diz que é uma das melhores músicas que já ouvi de Michael nos últimos dez anos de sua carreira, e eles estão certos." diz Rooney. "She Was Lovin' Me", finalmente, foi incluída no álbum 'Xscape' sob o título "Chicago" - inicialmente causando confusão entre os fãs ao redor do mundo. O fato é que Timbaland, quem remixou a música, e a Epic Records, quem lançou, tomaram a liberdade de renomear para "Chicago" - um título que nem Jackson, nem Rooney já tinha usado quando se referia a canção.

Rooney no entanto recorda o fascínio de Jackson com sua decisão de usar Chicago como a cidade em que o homem encontra a mulher. "Porque escolheu Chicago?" Jackson perguntou a Rooney durante as sessões de gravação em 1999. "Porque soa melhor do que qualquer outra cidade," respondeu Rooney. "Vou provar isso para você. Tente cantar essa linha com qualquer outra cidade no lugar de Chicago. Isso não soa bem." E só por diversão, Jackson foi tentar cantar a linha "Eu a conheci a caminho de Chicago" com outras cidades no lugar de Chicago. "I met her on the way to San Francisco… I met her on the way to New York… I met her on the way to Los Angeles..." cantou Jackson, rindo. "Viu! Eu te disse", riu Rooney.

"Chicago é a única cidade que funciona. Mas a música nunca foi chamada de Chicago. Nunca, jamais. Ela sempre foi chamada "She Was Lovin' Me"

Fonte: MJ-Upbeat l Tradução: Michael Jackson Brasil 
Ir para o topo Ir para baixo
http://mjjzone.com
 
A história de "She Was Lovin' Me"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A história de "I Am a Loser" foi revelada
» A história de "Scared Of The Moon"
» "Loving You" - HIStória e críticas
» "A Place With No Name" - A história por trás da música
» "Blood On The Dance Floor" - A história por trás da música

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Michael Jackson Brasil :: Debate :: BEHIND THE MASK-
Ir para: