Fórum Michael Jackson Brasil


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Entrevista com a revista Ebony [2007]

Ir para baixo 
AutorMensagem
applehead7
Admin
applehead7


Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/07/2013
Idade : 25
Localização : Porto Alegre, RS

Entrevista com a revista Ebony [2007] Empty
MensagemAssunto: Entrevista com a revista Ebony [2007]   Entrevista com a revista Ebony [2007] Empty12/15/2014, 22:39

Entrevista com a revista Ebony [2007] 001372a9ae2713ab747104


Esta é a última entrevista oficial de Michael Jackson para a revista Ebony, conduzida por Bryan Monroe. 

Sentado no sofá ao lado de Michael Jackson, você rapidamente olha para o passado enigmático da luz do ícone, pele quase translúcida e percebe que esta lenda Afro-Americana é mais do que apenas a pele superficial. Mais do que um artista, mais do que um cantor ou dançarino, o pai adulto de três filhos revela um homem confiante, controlado e maduro, que tem muita criatividade dentro dele.

Michael Joseph Jackson abalou o mundo em dezembro de 1982, quando explodiu no cenário Pop com "Thriller", o álbum rico, rítmico e contagiante que introduziu muitos brancos para um talento que a maioria dos negros tinham conhecido há décadas e quebrou quase todos os recordes da indústria do planeta. O projeto histórico foi mais um, embora gigante, passo em uma carreira musical que começou a 18 anos, aos 6 anos de idade, com seus irmãos no grupo Jackson 5.

Em sua primeira grande entrevista para uma revista americana em uma década e no 25º aniversário de "Thriller", Jackson sentou-se com a revista Ebony para uma conversa rara, íntima e exclusiva sobre a criação de Thriller, a histórica performance Motown 25, sendo um pai, o estado da indústria da música e a força por trás de sua criatividade.

Aqui é Michael Jackson, em suas próprias palavras...

[Ebony] Thriller: Como tudo começou?

[Michael] Motown se preparava para fazer este filme chamado "The Wiz" e Quincy Jones passou a ser o homem que estava fazendo a música. Agora, eu tinha ouvido falar de Quincy antes. Quando eu estava em Indiana quando era uma criança, meu pai costumava comprar álbuns de jazz, então eu o conhecia como um músico de jazz.

Então depois que tínhamos feito este filme – nós tinha chegado bem perto do filme, também; Ele me ajudou a entender certas palavras, ele era realmente como um pai - Eu o chamei depois do filme, sem sinceridade completa, porque eu sou uma pessoa tímida, especialmente nesse caso. Eu costumava sequer olhar para as pessoas quando elas falavam comigo, eu não estou brincando, e eu disse, "Estou pronto para fazer um álbum. Você poderia recomendar alguém que estaria interessado em produzi-lo comigo ou trabalhar comigo?" Ele fez uma pausa e disse: "Por que não me deixa fazer isso?" Eu disse para mim mesmo: 'Não sei por que eu não tinha pensado nisso.' Provavelmente porque eu estava pensando que ele era mais meu pai, meio jazzístico. Depois ele disse que, disse, "Uau, isso seria ótimo." O que é grande sobre como trabalhar com Quincy é que ele permite que você faça sua parte. Ele não fica no caminho.

A primeira coisa que veio com ele foi "Off The Wall", nosso primeiro álbum e Rod Temperton entrou no estúdio e ele veio com esse assassino – ele é um rapaz alemão de Worms, Alemanha – ele vem com esse "doop, dakka dakka doop, dakka dakka dakka doop," toda essa melodia e refrão, "rock with you". Quando ouvi isso, eu disse, "OK, eu realmente tenho que trabalhar agora."

Então toda vez que Rod iria apresentar algo, eu iria apresentar algo, e formamos uma competição amigável. Eu adoro trabalhar assim. Eu costumava ler como Walt Disney costumava, se eles estavam trabalhando em Bambi ou em um desenho animado, coloque um veado no meio do chão e faça os animadores competirem com diferentes estilos de desenho. Quem tivesse o efeito mais estilizado que Walt gostava, ele escolheria isso. Era uma espécie de competição, era como uma coisa amigável, mas era competição, porque isto alimenta o maior esforço. Então sempre que Rod trazia algo, eu trazia algo, então se ele trazia algo, então eu trazia outra coisa. Nós criamos essa coisa maravilhosa.

[Ebony] Então, depois de Off The Wall, na primavera de 82, você voltou ao estúdio para trabalhar em Thriller.

[Michael] Depois de Off The Wall, tínhamos todos esses hits número #1 a partir dele - "Don't Stop 'Til You Get Enough", "Rock With You", "She's Out Of My Life", "Workin' Day and Night" - e que foram nomeados para um Grammy, mas eu simplesmente não estava feliz com a forma como a coisa toda aconteceu porque eu queria fazer muito mais, colocar mais da minha alma e o coração nele.

[Ebony] Foi um ponto de transição para você?

[Michael] Uma transição completa. Desde que eu era um garotinho, eu iria estudar composição. E foi Tchaikovsky que mais me influenciou. Se você pegar um álbum como "Nutcracker Suite", cada canção é matadora, cada uma. As pessoas costumavam fazer um álbum onde você tinha uma boa música e o resto eram como B-sides. Eles chamam de "músicas do álbum," e eu diria para mim mesmo: 'Por que cada um não pode ser uma música de sucesso?' 'Por que cada canção não pode ser tão grande que as pessoas gostariam de comprá-la se você poderia liberá-la como um single?' Então, eu sempre tentei lutar por isso. Esse era o meu objetivo para o próximo álbum. Essa era a ideia. Eu queria apenas colocar qualquer uma que queríamos. Eu trabalhei duro para isso.

[Ebony] O processo criativo, você foi deliberado sobre isso, ou ele apenas aconteceu?

[Michael] Não, eu estava bastante deliberado. Mesmo que todos vieram juntos de algum modo, conscientemente, foi criado neste universo, mas uma vez que a química certa entra na sala, a magia tem que acontecer. Tem que. É como colocar alguns elementos em um hemisfério e produz essa magia no outro. É ciência. E chegar lá com algumas das grandes pessoas, é simplesmente maravilhoso.

Mas sim, trabalhar com Quincy era uma coisa tão maravilhosa. Ele permite que você experimente, faça a coisa. Ele é gênio suficiente para ficar fora do caminho da música, e se há um elemento a ser adicionado, ele vai adicioná-lo.

Trabalhávamos em uma música e, em seguida que nos encontrávamos em sua casa, tocamos o que trabalhamos e ele dizia, "se a música precisa de algo, ela vai dizer. Deixe ela falar com você." Aprendi a fazer isso. A chave para ser um escritor maravilhoso não é escrever. Você apenas sai do caminho. Deixe espaço para Deus andar no quarto. Quando eu escrevo alguma coisa que eu sei que é certo, fico de joelhos e agradeço. Obrigado, Jeová!

[Ebony] Quando foi a última vez que você teve esse sentimento?

[Michael] Bem, recentemente. Estou sempre escrevendo. Quando você sabe que é certo, às vezes você sente que algo está por vir, uma gestação, quase como uma gravidez ou algo assim. Você fica emotivo, e começa a sentir algo gestando e, mágica, lá está! É uma explosão ou algo que é tão bonito, você vai, Uau! Aí está. É assim que funciona através de você. É uma coisa linda. É um universo de onde você pode ir com essas 12 notas.

*Ele está ouvindo agora uma versão inicial de "Billie Jean" sendo tocada em um iPhone*

O que eu faço quando escrevo é fazer uma versão grosseira, esfarrapada só para ouvir o refrão, só para ver o quanto eu gosto do refrão. Se ele funciona para mim desse jeito quando é esfarrapado, então eu sei que ele vai dar certo. 

Ouça isso, isso é em casa. Randy, Janet e eu estamos indo para "whoo, whoo, whoo, whoo." Eu faço isso, o mesmo processo, com todas as músicas. A melodia é mais importante. Se a melodia pode me vender, se eu gosto do bruto, então eu vou para a próxima etapa. Se soa bem na minha cabeça, é geralmente bom quando faço isso. A ideia é de transcrever o que está na sua mentalidade em uma fita.

[Ebony] Outro grande momento foi a performance do especial Motown 25.

[Michael] Eu estava no estúdio editando "Beat It", e por algum motivo, aconteceu de eu estar na Motown Studios fazendo isso - Eu tinha deixado a empresa há muito tempo. Então, eles estavam se preparando para fazer alguma coisa com o aniversário da Motown, e Berry Gordy veio e me perguntou se eu queria fazer o show e eu disse a ele que NÃO. Eu disse que não, porque a coisa de Thriller, eu estava construindo e criando algo que eu estava planejando fazer, e ele disse: "Mas é o aniversário." Eu disse: "Eu vou fazer isso, mas a única maneira de fazer é se você me deixar tocar uma música que não é da Motown." Ele disse: "Qual é?" Eu disse: "Billie Jean". Ele disse: "OK, tudo bem." Eu disse: "você vai realmente deixar eu tocar Billie Jean?" Ele disse: "Sim."

Então, eu ensaiei e coreografei e vesti meus irmãos, e peguei as músicas e o medley. E não só isso, você tem que trabalhar todos os ângulos de câmera. 

Eu dirijo e edito tudo o que faço. Cada tomada que você vê é a minha toma. Me deixe lhe dizer porque eu tenho que fazer dessa maneira. Eu tenho cinco, não, seis câmeras. Quando você está performando - e eu não me importo que tipo de performance que você está fazendo - se você não capturá-la corretamente, as pessoas nunca irão vê-lo. É o meio mais egoísta do mundo. Você está filmando o que você quer que as pessoas vejam, quando você quer vê-lo, como você quiser vê-lo e que JUSTAPOSIÇÃO que queiram ver.

[Ebony] Quanto tempo têm criado todos os elementos?

[Michael] Desde que eu era um garotinho, com meus irmãos. Meu pai costumava dizer, "Mostre a eles, Michael, mostre a eles."

[Ebony] Será que já ficaram com inveja disso?

[Michael] Eles nunca mostraram isso na época, mas deve ter sido difícil, porque eu nunca seria espancado durante os ensaios ou práticas (risos). Mas depois foi quando eu tive problemas [risos]. É verdade, e era quando eu iria conseguir. Meu pai ensaiava com um cinto na mão. Você não poderia errar. Meu pai era um gênio quando veio a maneira como ele nos ensinou encenação, como - trabalhar em uma audiência, antecipando o que fazer a seguir, ou nunca deixar o público saber se você está sofrendo ou se algo está acontecendo de errado. Ele foi incrível assim.

[Ebony] É para lá que você acha que tem não apenas um monte de seu senso para os negócios, mas como controlar todo o pacote?

[Michael] Absolutamente. Meu pai, experiência; mas eu aprendi muito com meu pai. Ele tinha um grupo, quando ele era jovem chamado The Falcons. Eles vieram e tocaram música o tempo todo, por isso sempre teve música e dança. É aquela coisa cultural que o povo negro faz. Você limpa todos os móveis, aumenta o volume. Quando a companhia vem, todo mundo sai no meio da pista [e] você tinha que fazer alguma coisa. Eu adorava isso.

[Ebony] Seus filhos fazem isso agora?

[Michael] Eles fazem, mas eles ficam tímidos. Mas eles fazem isso para mim, às vezes.

[Ebony] Falando de carisma: MTV não tocava pessoas negras. Quão difícil foi isso para você?

[Michael] Eles disseram que não tocam [artistas negros]. Partiu meu coração, mas, ao mesmo tempo acendeu alguma coisa. Eu estava dizendo para mim mesmo: 'Eu tenho que fazer alguma coisa... Eu me recuso ser ignorado.' Então, sim, "Billie Jean", eles disseram: "Nós não vamos tocar."

Mas quando eles tocaram, estabeleceu o recorde de todos os tempos. Em seguida, eles estavam me pedindo tudo o que tínhamos. Eles estavam derrubando a nossa porta. Depois veio Prince; Abriu a porta para o Prince e todos os outros artistas negros. Foram 24 horas de heavy metal, apenas um porre de imagens loucas. Eles vieram dizer para mim tantas vezes no passado: "Michael, se não fosse por você. Não haveria MTV." Me disseram mais e mais, pessoalmente. Eu acho que eles não ouviram no momento, mas tenho certeza que eles não significam qualquer maldade pura (risos).

[Ebony] Isso realmente deu à luz a idade de vídeos modernos.

[Michael] Eu costumava olhar para MTV. Meu irmão (Jackie), eu nunca vou esquecer, ele dizia: "Michael, você tem que ver este canal. Oh meu Deus, ele é a melhor ideia. Eles mostram música 24 horas por dia!" Então eu disse: "Deixe-me ver isso." E eu estou vendo isso, eu estou vendo tudo isso acontecendo e dizendo: "Se ao menos eles poderiam dar este material algum valor de entretenimento a mais, mais história, um pouco mais de dança, eu tenho certeza que as pessoas iriam adorar mais." Eu disse, "quando faço alguma coisa, tem que ter uma história – uma abertura, um meio e um fechamento - assim você pode acompanhar um segmento linear; tem que ser uma linha através dele. Então enquanto você está assistindo o valor de entretenimento do mesmo, você está se perguntando o que vai acontecer." Foi quando comecei a experimentar com "Thriller", "The Way You Make Me Feel", "Bad" e "Smooth Criminal" e dirigindo e escrevendo.

[Ebony] O que você acha sobre o estado de videoclipes e música hoje?

[Michael] (A indústria) é uma encruzilhada. Há uma transformação acontecendo. As pessoas estão confusas, o que vai acontecer, como distribuir e vender música. Eu acho que a Internet jogou todo mundo para um laço real, porque é tão poderosa, as crianças adoram tanto. O mundo inteiro está na ponta dos dedos, no colo. Tudo o que eles querem saber, qualquer um que deseja se comunicar, qualquer música, qualquer filme. Essa coisa, apenas levou todo mundo para um loop. 

Agora, todas essas promoções de Starbucks e promoções da Wal-Mart, direto com o artista, eu não sei se essa é a resposta. Acho que a resposta é simplesmente fenomenal, boa música. Apenas atingindo as massas. Acho que as pessoas ainda estão procurando. Não há uma verdadeira revolução musical acontecendo agora. Mas quando está lá, as pessoas vão quebrar uma parede para chegar até lá. Quero dizer, antes de Thriller, era o mesmo tipo de coisa. As pessoas não estavam comprando música. Ele ajudou a trazer todo mundo de volta para as lojas. Então, quando isso acontece, acontece.

[Ebony] Qual é a sensação de saber que você tem mudado a história? Você pensa muito sobre isso?

[Michael] Sim, eu penso. Tenho muito orgulho de que nós abrimos as portas, que nós ajudamos e derrubamos um monte. Indo ao redor do mundo, fazendo turnês, em estádios, você vê a influência da música. Quando você apenas olha sobre o palco, na medida em que o olho nu vê, você vê pessoas. E é um sentimento maravilhoso, mas ele veio com muita dor, muita dor.

[Ebony] Como assim?

[Michael] Quando você está no topo do seu jogo, quando você é um pioneiro, as pessoas vêm até você. Mas eu me sinto grato, todas aquelas coisas de recorde, para os maiores álbuns, aos hits, eu ainda me sinto grato.

Eu sou um cara que sentava na minha sala e ouvia meu pai tocar Ray Charles. Minha mãe costumava me acordar às 03:00 da manhã, "Michael, ele está na TV, ele está na TV!" Corria para a TV e James Brown estaria na TV. Eu disse: "Isso é o que eu quero fazer."

[Ebony] Você está quase com 50 agora. Você acha que você vai estar fazendo isso aos 80?

[Michael] A verdade é, hmm, não. Não como James Brown fez, ou Jackie Wilson fez, onde fizeram isto, eles se mataram. Na minha opinião, quem me dera [Brown] poderia ter diminuído o ritmo e relaxado mais e apreciado seu trabalho duro.

[Ebony] Você fará turnês novamente?

[Michael] Eu não me importo com longas turnês. Mas o que eu amo sobre fazer turnês é que afia seu ofício lindamente. Por isso que eu amo a Broadway, é por isso que os atores voltam para Broadway, para afiar suas habilidades. Eles fazem isso. Porque isso leva anos para se tornar um grande artista. Anos. Você não pode simplesmente pegar um cara fora da obscuridade e jogá-los lá fora e esperar por essa pessoa para competir com essa pessoa. Isso nunca vai funcionar. E o público sabe disso; Eles vêem isso. Eles vêem isso imediatamente.

Agora, Stevie Wonder, ele é um profeta musical: Ele é outro cara que eu tenho de creditar. Eu costumava dizer a mim mesmo: 'Eu quero escrever mais.' Eu costumava assistir [produtores] Gamble e Huff, Hal Davis e The Corporation escrever todos os hits para o Jackson 5, e eu realmente queria estudar a anatomia. O que eles costumavam fazer, eles costumavam nos ter entrando e cantando depois que eles fizeram a música. Eu costumava ficar chateado porque eu gostaria de vê-los fazer a canção. Então, eles me dariam "ABC", depois que a faixa foi feita, ou "I Want You Back" ou "The Love You Save." Eu queria experimentar tudo.

Stevie Wonder utilizou literalmente para me deixar sentar como uma mosca na parede. Eu cheguei a ver "Songs in the Key of Life" sendo feito, algumas das coisas que a maioria de ouro. Eu me sentava com Marvin Gaye. E estas seriam as pessoas que só iria vir para nossa casa e se encontrar e jogar basquete com meus irmãos no fim de semana. Sempre tivemos essas pessoas ao redor. Então, quando você realmente pode ver a ciência, a anatomia e a estrutura de como tudo funciona, é tão maravilhoso.

[Ebony] O que você acha sobre a corrida presidencial? Hillary, Barack?

[Michael] Para dizer a verdade, eu não acompanho essas coisas. Nós fomos criados para não olhar para o homem, para corrigir os problemas do mundo. Eles não podem fazer isso. É assim que eu vejo. Está além de nós. Olha, não temos controle sobre os motivos, eles podem tremer. Não temos controle sobre os mares, eles podem ter tsunamis. Não temos controle sobre os céus, há tempestades. Estamos todos nas mãos de Deus. Eu acho que o homem tem que levar isso em consideração. Eu só gostaria que eles pudessem fazer mais para os bebês e as crianças, ajudá-los mais. Isso seria ótimo, não é?

[Ebony] Falando de bebês, como um pai agora, voltando [para] há 25 anos. Qual é a diferença entre o que Michael era e o Michael de hoje?

[Michael] Aquele Michael é provavelmente o mesmo Michael aqui. Eu só queria chegar a realizar certas coisas em primeiro lugar. Mas eu sempre tive esse cabo na minha cabeça, as coisas que eu queria fazer, criar os filhos, ter filhos. Estou gostando muito.

[Ebony] O que você pensa sobre tudo que está lá fora sobre você, todas as coisas que você lê? Como você se sente sobre isso?

[Michael] Eu não presto atenção nisso. Na minha opinião, é ignorância. Geralmente não é baseado em fatos. É baseado em, você sabe, mitos. O cara que você não vai ver. Cada bairro tem o cara que você não vê, então você fofoca sobre ele. Você vê essas histórias sobre ele, há o mito de que ele fez isso ou ele fez aquilo. As pessoas estão loucas! Eu apenas desejo fazer músicas maravilhosas.

Mas voltando ao Motown 25. Uma das coisas que mais me tocou sobre fazer o que fiz, depois que eu fiz a performance - eu nunca esquecerei. Houve Marvin Gaye, The Temptations e Smokey Robinson e meus irmãos, eles estavam me abraçando e me beijando e me segurando. Richard Pryor se aproximou de mim e disse (em voz baixa), "Foi a maior performance que eu já vi." Essa foi a minha recompensa. Eram pessoas que, quando eu era um garotinho em Indiana, eu costumava ouvir. Marvin Gaye, The Temptations, e de ter recebido esse tipo de apreciação em mim, eu só estava honrado. Em seguida, no dia seguinte, Fred Astaire ligou e disse: "Eu lhe assisti ontem à noite, e eu gravei, e eu assisti novamente esta manhã. Você é um motor e tanto!" Então, mais tarde, quando eu vi Fred Astaire, ele fez isso com os dedos [ele faz um pequeno gesto de Moonwalk com seus dois dedos sobre a palma da mão estendida].

Eu lembro de ter feito a performance tão claramente, e eu me lembro que eu estava tão chateado comigo mesmo, 'porque não era o que eu queria'. Eu queria que fosse muito mais. Mas não até que eu terminei. Havia uma criança pequena, uma criança judia nos bastidores com um pouco de smoking on. Ele olhou para mim e disse (em uma voz atordoada): "Quem te ensinou a se mexer desse jeito?" (risos) E eu disse: "Eu acho que Deus - e ensaio."

Fonte: MJTranslate l Tradução: Michael Jackson Brasil 
Ir para o topo Ir para baixo
http://mjjzone.com
 
Entrevista com a revista Ebony [2007]
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Entrevista com a revista Ebony/Jet [1987]
» Entrevista com Barbara Walters [1997]
» Entrevista para o programa ET [1983]
» L'Uomo Vogue Photoshoot (2007)
» [BILLBOARD] Entrevista com produtor RedOne

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Michael Jackson Brasil :: Debate :: BEHIND THE MASK-
Ir para: